Sema-MT combate extração ilegal de minérios no Norte de Mato Grosso

A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar, realizou, na Região Norte do Estado, mais uma fase da Operação Amazônia, para o combate à extração ilegal de minérios. A ação resultou na apreensão de 12 equipamentos, sete autuações com embargos e na aplicação inicial de R$ 130 mil em multas.

A operação ocorreu nos municípios de Colíder, Carlinda e Paranaíta, entre os dias 19 e 21 de setembro, com base em alertas remotos de monitoramento por satélite, na investigação feita pela Superintendência de Fiscalização da Sema-MT, bem como por meio de denúncias formalizadas pelo canal da ouvidoria da Pasta.

Durante a fiscalização foram realizadas autuações nos empreendimentos que operavam sem Licença de Operação para a atividade de extração mineral e embargados àqueles que operavam de forma irregular, os quais foram multados e tiveram os maquinários apreendidos.

Ao todo foram apreendidas quatro máquinas escavadeiras e oito motores estacionários. Os equipamentos foram destinados para as Prefeituras de Colíder e de Paranaíta, como fiéis depositárias.

A Operação Amazônia foi deflagrada em março deste ano pelo Governo de Mato Grosso, que colocou 200 servidores em campo e equipes de monitoramento remoto para promover a responsabilização de infratores contra crimes ambientais.

Canal de denúncia

A Sema-MT atende denúncias da população contra crimes ambientais e pescas predatórias no telefone 0800 065 3838, pelo e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, pelo WhatsApp (65) 99321-9997 e em suas Unidades Regionais.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC