Sorriso: Cartório Eleitoral atende sem intervalo para almoço até 04 de maio

Valdinei Gomes, analista judiciário do Cartório Eleitoral de Sorriso falou em entrevista ao programa A Voz do Povo na Sorriso FM nesta terça-feira (26-04). Foram muitas as dúvidas que surgiram durante o programa.

O analista explicou que em Sorriso oito mil pessoas – cerca de 12% dos eleitores, tiveram os títulos cancelados porque não compareceram para o procedimento de revisão eleitoral, oportunidade em que também foi coletada a biometria dos eleitores.  “A revisão é um procedimento legal, realizado periodicamente para verificar se todos os eleitores ainda residem naquele domicílio. Aqui em Sorriso nós tivemos esta revisão. E muitas pessoas não compareceram à revisão e aí, independentemente da idade, tiveram o título cancelado. Em 2020 o Tribunal liberou estes títulos para não prejudicar a eleição. Este ano foi feito o mesmo. Os títulos foram liberados para votar na próxima eleição e depois voltam a ficar pendentes de regularização”, explicou Valdinei.

Ele lembra, entretanto que a retirada da condição de título cancelado não ocorre de imediato. Embora o TSE já tenha divulgado a notícia, o restabelecimento da condição de regularidade para os eleitores é feito de forma gradativa pelas equipes dos cartórios eleitorais. “Quem deixou de comparecer na revisão eleitoral, pode comparecer para regularizar agora e não precisará fazer isso depois. Aqui em Sorriso não estamos agendando atendimento. Atendemos por ordem de chegada. E pode ser feito no Cartório Eleitoral ou online. Claro que vamos fazer a análise. Importante é que a pessoa faça o pedido até as 23 horas até 04 de maio. Estamos com mais de 200 pedidos pendentes e pedimos paciência a todos. Mas, vamos analisar todos os casos”.

Somente na segunda-feira (25-04) foram atendidas mais de 300 pessoas no Cartório Eleitoral de Sorriso e hoje (26) até as 10h da manhã já haviam sido atendidas mais de 150. O atendimento online ajuda a evitar as filas de espera. Quem der entrada no pedido até o dia 04 de maio terá seu caso resolvido, ainda que nos dias após esta data.

Serviços Online

Pela internet, acessando o site do Tribunal Regional Eleitoral ou do Tribunal Superior Eleitoral, é possível pedir transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados pessoais, mudança de endereço, pagamento de multas (via pix) e impressão do título der eleitor, entre outros.

“No site do TRE ou TSE a pessoa procura a opção autoatendimento ao eleitor. Começa a preencher os dados todos. Coloca uma foto sua, uma self segurando o RG, fotos do RG frente e verso e comprovante de residência. É preciso que o comprovante de residência seja anterior a três meses porque é o prazo mínimo exigido. Se não tiver conta no próprio nome, pode ser feita uma declaração da própria pessoa, informando que reside há mais de três meses na cidade. É importante cadastrar o telefone e e-mail para entrarmos em contato”, explica Valdinei.

Segundo ele, o cancelamento do título não acontece para quem deixou de comparecer ema penas uma eleição. “Se estiver cancelado, ou a pessoa deixou de comparecer para votar por três eleições seguidas, ou não compareceu na revisão”.

Horário estendido

Em virtude da grande procura nesta reta final do prazo de regularização o Cartório Eleitoral de Sorriso está funcionando até 04 de maio das 08 às 18 horas e neste sábado (30-04) haverá plantão das 09 às 18 horas.

Há pontos para regularização do título de eleitor também nos CRAS do São Domingos, do São José e da Praça Céu. Nestes pontos, no período da tarde há um atendente da própria Secretaria que está fazendo este atendimento. São servidores treinados e que tem acesso ao sistema do TRE.

Dúvidas podem ser sanadas pelo WhatsApp no menu eletrônico através do número 3544-3555.

Veja também

Prefeita no Nortão renuncia mandato por não aceitar Lula como presidente

Mauro Mendes é empossado governador: “Quero um Estado que seja ainda mais eficiente para entregar políticas públicas para o cidadão”

Diplomação de candidatos eleitos ocorrerá dia 15 de dezembro

Relatório das Forças Armadas sobre as eleições 2022 no Brasil é encaminhado ao TSE

Mendes: “Torcer por insucesso de Lula seria torcer contra o País”

Lula é oficialmente confirmado como presidente eleito do Brasil