Serviços de castração e microchipagem de cães e gatos integram as políticas públicas de bem-estar animal e controle populacional no município.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) realizou, na manhã desta quarta-feira (28), uma reunião com representantes de clínicas veterinárias do município para apresentar e esclarecer os critérios do credenciamento voltado à prestação de serviços de castração e microchipagem de cães e gatos. O encontro contou com a participação de seis empresas. De acordo com o secretário Clóvis Picolo, as clínicas que não puderam estar presentes podem procurar a Sama para sanar dúvidas sobre o processo.
Conforme o gestor, após o encerramento do prazo de credenciamento, a documentação apresentada será analisada para que os atendimentos possam ser iniciados. “Trata-se de uma parceria importante entre o poder público, as empresas e a população, fortalecendo políticas públicas de bem-estar animal. A castração e a microchipagem são ações fundamentais para o controle e a proteção dos animais”, destacou.
O período para que clínicas interessadas se credenciem segue aberto até o dia 5 de fevereiro. O procedimento deve ser feito presencialmente no Departamento de Licitação, no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para a execução dos serviços ao longo de um ano, a Administração Municipal prevê o investimento de até R$ 1.379.813,30.
Os atendimentos ofertados por meio da Sama serão destinados a animais em situação de rua acolhidos no Abrigo Municipal de Cães e Gatos, além de cães e gatos pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais. Protetores independentes também poderão acessar os serviços de forma gratuita.
Picolo ressalta ainda que a liberação dos recursos ocorrerá conforme a demanda, respeitando rigorosamente a Lei nº 3.387, de 14 de junho de 2023, que define as diretrizes para o controle populacional de cães e gatos no município de Sorriso.