Sorriso: pluviômetros são instalados para monitoramento da chuva na cidade

Para realizar ovacompanhamento diário dos volumes de chuva, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Sorriso, instalou pluviômetros manuais em nove pontos da cidade.

O primeiro ponto fica na base da Compdec, instalada na Praça das Fontes; na sequencia está o ponto instalado na Secretaria de Transporte; há também pluviômetros em pontos públicos nos bairros Jardim dos Ipês, Santa Clara, São José, Residencial Pinheiros 3, Chácaras Verdes Campos, Vila Bela e Mário Raiter. Além destes, ainda serão instalados mais quatro pontos.

A iniciativa se deu pela necessidade de acompanhar com precisão quantos milímetros anda chovendo ao dia em Sorriso – por mais que a gente saiba que a chuva está forte! Com o relatório, é possível à Compdec a análise e monitoramento de áreas de risco no Município.

E justamente no dia em que os pluviômetros foram instalados do dia 12 de janeiro para o amanhecer do dia 13, na sexta-feira, os pluviômetros já mostraram sua eficácia: durante à noite o ponto instalado no bairro Pinheiros 3 registrou 60 mm de precipitação d’água – chuva – somado ao que já havia chovido durante o dia, foram aproximadamente 130 mm só no dia 12.

O gerente operacional da Compdec, Adalberto Lopez Machado, frisa que o acompanhamento do volume de água já é uma preocupação antiga da Compdec. A intenção é criar um histórico de dados, levantando quais os locais com maior incidência de água durante os meses chuvosos, até mesmo para emissão de alerta de volume d’água. “Na quinta e na sexta já foi possível observar que há pontos com um grande volume, como o Pinheiros e o São José e outros com menor incidência como o próprio ponto da Compdec que registrou 15 mm na quinta e 5 mm na sexta; números bem diferentes da região do Pinheiros”, ressalta.

Com o relatório o agente operacional destaca que será possível o estudo e a realização de atos de prevenção para os locais com maior incidência. “São ações futuras que precisam ser planejadas”, completa.

galeria de imagens

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo