Vereador quer texto informativo nos carnês do IPTU sobre o direito à isenção do imposto

Informar à população sobre os grupos que tem direito à isenção do pagamento do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é o objetivo do vereador Diogo Kriguer (PSDB) ao solicitar que a Prefeitura de Sorriso traga tais informações impressas junto ao carnê do imposto.

“Apesar do direito à isenção do IPTU ser de conhecimento de muitos, ainda temos uma grande parcela de contribuintes que poderiam gozar deste benefício, pois se enquadram nos requisitos para isenção, no entanto, diante da carência de informação, não aderem e acabam efetuando o pagamento. Por isso, estamos pedindo que haja um texto informativo impresso nos carnês do IPTU”, explica o parlamentar.

Segundo Kriguer, a ampliação na publicidade dos requisitos exigidos para a concessão do benefício da isenção do IPTU, permitirá que, de fato, todos os contribuintes tomem conhecimento dos direitos, democratizando a informação.

QUEM TEM DIREITO À ISENÇÃO?

Pessoas portadoras de doenças como câncer, AIDS, Parkinson e Alzheimer, aposentados, pensionistas e portadores de deficiência física ou mental que incapacite para o trabalho. Estão também isentos do pagamento do IPTU as pessoas que completaram 65 anos até o dia 31 de dezembro do ano passado.

Por meio da Lei 2940/2019, o a isenção do IPTU também foi estendida aos proprietários de imóveis que adotarem crianças. Para tanto, é preciso estar com o processo concluso ou a guarda definitiva.

Veja também

Presidente da Câmara de Sorriso se posiciona contra aumento no número de vereadores

Ampliação para 15 vereadores em Sorriso deve ser votada no segundo semestre

Deputados votam redução da maioridade penal em comissão

Diogo Kriguer é eleito por unanimidade presidente da Câmara de Sorriso para o biênio 2027/2028

Alei Fernandes promove mudanças no primeiro escalão e anuncia novo programa de desenvolvimento para Sorriso

Setor produtivo pressiona Congresso para adiar discussões sobre fim da escala 6×1