Van da CPI da telefonia móvel estará em Sorriso na próxima semana para coletar queixas

Na próxima semana, a van da Assembleia Legislativa destinada a coletar queixas contra este setor estará em Sorriso, pronta para receber reclamações e informações sobre problemas relacionados à telefonia móvel.

A iniciativa é uma ação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia, presidida pelo deputado Diego Guimarães, que visa investigar a qualidade dos serviços de telefonia móvel em Mato Grosso e apurar os danos causados aos consumidores devido à prestação inadequada desses serviços pelas operadoras existentes no estado.

A van da CPI da Telefonia Móvel percorrerá diversos locais em Sorriso de acordo com a seguinte programação:

Segunda-feira, 2 de outubro:

  • Manhã: Residencial Santa Maria (em frente ao Centro Comunitário)
  • Tarde: Residencial Mário Raiter (em frente ao PFS)

Terça-feira, 3 de outubro:

  • Manhã: Em frente à Prefeitura
  • Tarde: Em frente à UPA (Unidade de Pronto Atendimento)

Quarta-feira, 4 de outubro:

  • Manhã: Ganha Tempo da Zona Leste
  • Tarde: Distrito de Primavera

O deputado Diego Guimarães, presidente da CPI da Telefonia, já havia visitado Sorriso em agosto para apresentar um panorama do trabalho da comissão e coletar informações sobre a situação no município. Ele explicou na ocasião que a CPI foi instalada com o apoio de todos os deputados de Mato Grosso para entender por que a telefonia perdeu tanta qualidade nos últimos anos, apesar do crescimento acelerado do estado. A falta de investimentos das empresas de telefonia e a escassez de antenas foram identificadas como pontos nevrálgicos do problema.

Segundo o levantamento realizado, em Sorriso deveriam estar instaladas 110 antenas de telefonia, mas apenas 32 foram identificadas. Em todo o estado, existem 1.641 antenas, abaixo das 3.557 necessárias para atingir um padrão aceitável, que seria uma antena para cada mil habitantes. Além disso, quanto à qualidade, foi observado que apenas a Tim oferece 4G em 137 municípios, a Claro em 108 e a Vivo em 107. A tecnologia 5G está disponível apenas em Cuiabá e Várzea Grande.

A CPI da Telefonia Móvel, instalada em março de 2023, tem um prazo de 180 dias para apresentar um relatório e propor soluções para melhorar a prestação dos serviços de telefonia móvel em Mato Grosso. Portanto, a visita da van da CPI a Sorriso é uma oportunidade valiosa para os moradores expressarem suas preocupações e contribuírem para o trabalho da comissão.

galeria de imagens

Veja também

Quermesse e procissão luminosa no Santuário de Nossa Senhora do Sorriso

Psicomotricista destaca a importância do apoio às ‘mães atípicas’ durante programa na Sorriso FM

Projeto de castração gratuita de cães e gatos é iniciado em Sorriso

Sorriso: homem morre em desmoronamento em obra de fossa no Morada do Bosque

Prazo para produtores de MT informarem ao Indea estoque de rebanho termina no dia 4 de junho

Nota MT sorteia R$ 900 mil em prêmios nesta quinta-feira (9)