A partir de hoje, a van da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia Móvel da Assembleia Legislativa de Mato Grosso estará em Sorriso para coletar queixas e informações da população sobre a qualidade dos serviços de telefonia móvel no município. A iniciativa visa entender os desafios enfrentados pelos moradores em relação à telefonia e buscar soluções efetivas.
A van da CPI da Telefonia Móvel percorrerá diversos locais em Sorriso, de acordo com a seguinte programação:
- Segunda-feira, 2 de outubro:
- Manhã: Residencial Santa Maria (em frente ao Centro Comunitário)
- Tarde: Residencial Mário Raiter (em frente ao PFS)
- Terça-feira, 3 de outubro:
- Manhã: Em frente à Prefeitura
- Tarde: Em frente à UPA (Unidade de Pronto Atendimento)
- Quarta-feira, 4 de outubro:
- Manhã: Ganha Tempo da Zona Leste
- Tarde: Distrito de Primavera
O objetivo é somar esforços com a Assembleia Legislativa em busca de melhorias efetivas para todo o município, considerando a constante reclamação dos moradores sobre a qualidade dos serviços de telefonia móvel.
Em agosto, o deputado Diego Guimarães, presidente da CPI da Telefonia, esteve em Sorriso para apresentar um panorama do trabalho da comissão e coletar informações sobre a situação no município. A CPI foi instalada com o apoio de todos os deputados de Mato Grosso com o objetivo de entender os motivos que levaram à queda na qualidade dos serviços de telefonia nos últimos anos. A falta de investimentos das empresas de telefonia é uma das questões identificadas pela comissão.
No caso de Sorriso, foi constatado que deveriam estar instaladas 110 antenas de telefonia, mas apenas 32 estão em funcionamento. Além disso, o Estado possui apenas 1.641 antenas, bem abaixo das 3.557 necessárias para atingir o padrão aceitável de uma antena a cada mil habitantes. Quanto à qualidade dos serviços, a Tim oferece 4G em 137 municípios, a Claro em 108 e a Vivo em 107, enquanto a tecnologia 5G está disponível apenas em Cuiabá e Várzea Grande.
O prefeito Ari Lafin também enfatizou a importância da melhoria dos serviços de telefonia, destacando que a cidade cresce rapidamente, e a população espera ter acesso a serviços de qualidade quando necessário.
A CPI da Telefonia Móvel foi instalada em março com o prazo de 180 dias para apurar responsabilidades por danos causados ao consumidor na prestação inadequada de serviços de telefonia móvel em Mato Grosso. A comissão pretende apresentar um relatório e propor soluções para melhorar a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras no estado.