Aulas da rede municipal de Sorriso começam no dia 1º de fevereiro

As aulas nas escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) de Sorriso iniciam no dia 1º de fevereiro, quarta-feira.

No calendário letivo de 2023, as aulas estavam previstas para iniciarem no dia 31 de janeiro, porém a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) precisou mudar a data para ajustar os últimos detalhes do início das atividades. “Pedimos aos pais que fiquem atentos ao início das aulas que será na quarta-feira, dia 1º, e não mais na terça, conforme previsto pelo calendário”, frisa a secretária da pasta, Lúcia Drechsler.

A partir do dia 16 de janeiro iniciam as convocações das crianças de 06 meses a 04 anos inscritas na Central de Vagas para o berçário I até o maternal II. De acordo com Lúcia, o Município tem disponível cerca de 1.500 vagas para atender a demanda da Educação Infantil e reforça aos pais e responsáveis que fiquem atentos ao contato telefônico. “Peço muita atenção para as ligações telefônicas da Secretaria de Educação para convocação das crianças inscritas na Central de Vagas. Serão realizadas até três tentativas em horários diferentes e, a partir da ligação, os pais receberão um protocolo para realizar a matrícula da criança”, reforça.

O atendimento ao público nas unidades escolares inicia no dia 18 de janeiro. Conforme a secretária, a partir desta data os pais devem procurar as unidades escolares para verificar se a matrícula dos filhos está regularizada e se há vaga na unidade pretendida. “Caso não tenha vaga naquela unidade, os pais podem procurar a Secretaria, pois nenhuma criança com idade a partir de 4 anos completos até 31 de março ficará sem vaga”, garante a gestora.

Também no dia 18 iniciam as atividades da Semana Pedagógica que será direcionada aos professores, gestores escolares e demais integrantes da rede municipal de educação. O momento será de planejamento para o ano letivo, orientações e capacitações.

Para Lúcia, a expectativa para 2023 é muito grande, tendo em vista os avanços que a Educação vem apresentando com relação à aprendizagem dos alunos e a construção e ampliação de unidades escolares para atender a crescente demanda por vagas no Município. Cinco novas escolas estão em andamento, sendo duas em construção e três em processo licitatório e um pacote de cinco novos Cemeis serão licitados e dois estão com Ordem de Serviço para início as obras assim que as chuvas estiarem.

“O ano de 2022 foi muito bom, onde focamos na alfabetização e obtivemos excelentes resultados por meio das avaliações diagnósticas do Programa Ensina Mais Sorriso, com uma melhora significativa na aprendizagem de nossos alunos. Esse início de ano será direcionado às fragilidades que ainda encontramos e em 2023 iremos fortalecer mais esse trabalho para obtermos resultados ainda melhores”, destaca.

Hoje a rede municipal de ensino de Sorriso conta com cerca 17 mil alunos da educação infantil ao ensino fundamental I e II.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo