Caminhão do Hospital de Amor de Barretos oferece exames preventivos em distritos de Sorriso

Na próxima semana, entre os dias 20 e 24, o caminhão do Hospital de Amor de Barretos estará em Sorriso, Mato Grosso, oferecendo mamografias e exames de Papanicolau nos distritos de Boa Esperança e Primavera. Segundo a programação, o atendimento será realizado das 13h às 17h no dia 20 em Boa Esperança, durante todo o dia 21 em Boa Esperança, e na parte da manhã do dia 22 em Boa Esperança. Já em Primavera, o atendimento será durante todo o dia 23 e na parte da manhã do dia 24.

Para realizar o exame, os interessados devem procurar as Unidades Básicas de Saúde dos distritos para fazer o pré-agendamento, levando documentos pessoais como CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência e pedido médico, caso já tenha um. A importância da prevenção se deve ao fato de que, nos últimos dois anos (2021/22), Sorriso registrou 13 vítimas de câncer de mamas e uma vítima de colo de útero em 2021. Portanto, é fundamental que as mulheres se submetam aos exames de rotina e, se houver alguma alteração, buscar o tratamento o mais rápido possível.

O secretário de Saúde de Sorriso, Luís Fábio Marchioro, ressalta a importância dos exames preventivos. Qualquer mulher acima de 40 anos pode e deve procurar a unidade de saúde do seu bairro para solicitar o pedido de mamografia, pois esses são exames e procedimentos de rotina. “Assim que há a indicação médica, o exame é prontamente regulado pela Secretaria”, observa.

As unidades de saúde do município também realizam a coleta do Papanicolau. “Independentemente da idade, a mulher deve procurar o PSF e realizar o agendamento para o procedimento. O Papanicolau é realizado em todas as unidades de saúde do Município”, reforça o secretário.

Vale lembrar que há uma unidade física do Hospital de Amor atendendo em Sinop e duas unidades móveis percorrendo os 15 municípios que integram o Consórcio de Saúde do Vale do Teles Pires, complementando o trabalho e possibilitando o atendimento chegar a todos os municípios, inclusive nos distritos, como nessa passagem por Sorriso. A prevenção é a melhor forma de combater o câncer e garantir a saúde das mulheres. (Com informações de Milena Morais)

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo