Damiani da TV está entre os mais lembrados entre os candidatos à AL em pesquisa da Gazeta Dados

Se depender dos nomes que foram lembrados na segunda rodada de pesquisa do Instituto Gazeta Dados, a renovação à Assembleia Legislativa pode ser pequena na eleição do dia 2 de outubro próximo. Entre os 30 nomes mais citados, 15 são da atual composição do Parlamento mato-grossense.

Candidato à reeleição, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União), é o primeiro nome lembrado pelos eleitores de Mato Grosso. O segundo mais destacado é o da deputada Janaina Riva (MDB), líder de votos na eleição passada. Deputado Max Russi (PSB) está na terceira posição. Além de parlamentares, eles têm em comum integrarem a Mesa Diretora da Casa de Leis.

Ex-governador Júlio Campos (União), presidente da Câmara de Vereadores de Várzea Grande, Fábio Tardin, o Fabinho (PSB), ocupam a quarta e quinta colocações, respectivamente. Os deputados Nininho (PSD), Lúdio Cabral (PT), Faissal Calil (Cidadania) e Paulo Araujo (Progressistas), que disputam a reeleição, são lembrados em seguida, logo após é destacado o nome do ex-secretário de Cultura e Esportes de Mato Grosso, Beto Dois a Um (PSB).

Parlamentares municipais, como o presidente da Câmara de Cuiabá, Juca do Guaraná (MDB), Dilemário Alencar (Podemos), Edna Sampaio (PT), estão entre os lembrados.

O Presidente da Câmara de Sorriso, Leandro Carlos Damiani, conhecido como Damiani da TV (PSDB), os vereadores Luizinho Magalhães (Progressistas), de Primavera do Leste, e Diego Guimarães (Republicanos), de Cuiabá, estão entre os 30 mais citados.

Contudo, o Instituto Gazeta Dados observa que a pesquisa para deputado estadual não tem cunho científico e foi realizada de maneira espontânea. 46,20% não souberam ou não responderam.

Os deputados estaduais Thiago Silva (MDB), Elizeu Nascimento (PL) Valdir Barranco (PT), Sebastião Rezende (União), Wilson Santos (PSD), Dilmar Dal Bosco (União), Valmir Moretto (Republicanos) e Xuxu Dalmolin (União) estão na lista dos
nomes destacados.

Ex-prefeitos, ex-secretários e ex-vereadores também foram lembrados pelos eleitores. Também são observadas que candidaturas de partidos de direita foram mais lembradas pelos eleitores.

Sobre a Pesquisa
Pesquisa foi realizada entre 22 e 25 de setembro e ouviu 1.080 pessoas de forma presencial. A metodologia da pesquisa é
Survey, com realização de entrevistas utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa populacional do Estado de Mato Grosso, abrangendo 46 municípios das regiões norte, nordeste, sudoeste, centro sul e sudeste.

A pesquisa usa amostra por quotas, proporcionais às características socioeconômicas da população. A margem de erro é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº MT01203/2022.

Gazeta Dados - Segunda Rodada - Deputado Estadual

galeria de imagens

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo