José Constantino Chocair, pai de empresária Samantha, é preso em Cuiabá

José Constantino Chocair, pai da empresária Samantha Chocair, foi preso no início da tarde desta quinta-feira (28-07) na capital do estado.

Ele e a filha tiveram mandados de prisão expedidos pelo Juiz Dr. Anderson Candioto, que responde pela Segunda Vara Criminal de Sorriso, a pedido do Ministério Público que investiga desvio de recursos na Secretaria de Saúde.

Uma equipe do GAECO – Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado tentou na manhã de hoje cumprir o mandado no endereço dado por Samantha como sendo sua residência em Sorriso, mas ela não foi localizada.

Já seu pai, o empresário José Constantino Chocair foi localizado em Cuiabá. A filha Samantha Chocair continua foragida. 

A operação que culminou na prisão do empresário foi denominada “Hígia” re apura a prática de fraudes e desvio de recursos públicos envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde e empresas privadas.

Estima-se que o prejuízo causado aos cofres públicos supere o montante de R$ 3 milhões. De acordo com o Gaeco de Sorriso, para a execução das fraudes e desvio de recursos públicos, os investigados utilizavam-se de processos judiciais de saúde em curso, nos quais havia o bloqueio de valores nas contas do Estado de Mato Grosso para custear o tratamento médico pleiteado na ação.

Explica ainda que após o recurso ser bloqueado, era transferido ao Fundo Municipal de Saúde, e, a partir de uma mesma ação judicial, isto é, mesmo paciente e procedimento médico solicitado, eram confeccionados, por várias vezes, processos administrativos de pagamento, alterando-se, tão somente, a nota fiscal e o ofício que o acompanhavam.

A operação Hígia conta com o apoio das unidades do Gaeco de Cuiabá e Cáceres.

(colaborou Ivan Oliveira – TV Cidade Verde)

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC