Governo vai reforçar efetivo policial em Sorriso

O trabalho intenso das forças de segurança de Mato Grosso reduziu em 58% os índices de roubo e aumentou em 187% as apreensões de arma de fogo no município de Sorriso (400 km de Cuiabá). A atuação também possibilitou o esclarecimento de 95% dos homicídios ocorridos no município. Os dados da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT) correspondem ao primeiro trimestre de 2023.

Nos três primeiros meses do ano foram registradas 338 prisões em flagrante delito e o cumprimento de 80 mandados de prisão, como resultado da intensificação do policiamento ostensivo, operações planejadas e outras ações de segurança pública.

O secretário-adjunto de Integração Operacional da Segurança Pública, coronel Fernando Tinoco, ressalta que também está em andamento, no município, a terceira etapa da Operação Vitae, que consiste em fortalecer a presença ostensiva da polícia nas ruas, com foco na prevenção da criminalidade.

Como parte da operação, equipes de unidades especializadas da Polícia Militar de Cuiabá, como Batalhão de Operações Especiais (Bope), Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) e da Cavalaria, estão sendo enviadas para Sorriso, para somar forças ao efetivo do 12º Batalhão local. A ação ocorre desde janeiro.

No âmbito da Polícia Civil, o secretário-adjunto assinala que o minucioso trabalho de inteligência e investigação criminal levou à elucidação, com identificação de autoria e pedido de prisão, em 95% dos homicídios registrados no trimestre.

O secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, enfatiza que as forças policiais continuarão empenhadas no trabalho de inteligência, análise criminal, investigação e forte repressão ao crime.

“Estamos fazendo o trabalho preventivo em toda a cidade, além do combate pontual à violência nas chamadas áreas quentes, que são como definimos os locais com maior incidência criminal”, afirma.

Roveri destaca que, além da preocupação da própria Sesp em levar segurança à população, o Governo de Mato Grosso vem fazendo investimentos fundamentais, e o governador Mauro Mendes tem cobrado mais eficiência, o que ficou demonstrado na grande redução dos índices criminais citados acima.

Como exemplo de investimento mais recente, Roveri cita o Programa Vigia Mais MT, que prevê a instalação de 345 câmeras de monitoramento em Sorriso. O município já aderiu ao programa e está em processo de habilitação para recebimento das câmeras.

Para o programa Vigia Mais MT, o Estado adquiriu e entregará as câmeras gratuitamente, bem como a plataforma de operação do sistema, além do armazenamento de todas as imagens. O único custo da gestão municipal será com a instalação e manutenção dos equipamentos.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo