Instituto de Defesa Agropecuária investiga morte de abelhas em Sorriso e Sinop

O Instituto de Defesa Agropecuária Estadual de Mato Grosso (Indea) anunciou nesta terça-feira (20) que está conduzindo uma investigação sobre a morte de abelhas nas cidades de Sorriso e Sinop. Amostras dos insetos foram coletadas nos locais afetados e, visando acelerar o processo de análise, serão enviadas em aeronaves aos laboratórios especializados. A previsão é de que os resultados estejam disponíveis em uma semana, aproximadamente.

O objetivo da investigação é determinar se as abelhas apresentam sinais de danos causados por intoxicação, possível infecção por bactérias, fungos ou vírus. Para isso, o Indea está colaborando com o Instituto Biológico, centro de pesquisa do governo de São Paulo reconhecido nacionalmente na área de pesquisa agrícola, para analisar o material coletado.

Na cidade de Sorriso, a morte dos insetos foi constatada em uma área de abrangência entre 15 a 20 km. As espécies de abelhas afetadas são as abelhas nativas sem ferrão e as africanas, conforme relatado pelo Indea.

Preocupados com a situação, apicultores de Sorriso se reuniram nesta terça-feira (20) com os representantes do Indea, equipes do Corpo de Bombeiros e o sindicato rural para discutir medidas a serem tomadas diante do problema.

Essa não é a primeira ocorrência de morte em massa de abelhas no estado. Em maio, aproximadamente um milhão de abelhas foram encontradas mortas em três propriedades rurais em Brasnorte, distante 580 km de Cuiabá, conforme relatado pelo Indea.

Além de possíveis causas sanitárias, o Indea também suspeita que o uso de agrotóxicos nas áreas próximas às colmeias possa ter contribuído para as mortes dos insetos.

As autoridades estão empenhadas em esclarecer as circunstâncias e adotar as medidas necessárias para preservar as populações de abelhas, essenciais para a polinização e a preservação do meio ambiente. O Indea continuará monitorando a situação e oferecendo apoio aos apicultores locais.

Indea encontra ao menos 1 milhão de abelhas mortas em três propriedades rurais — Foto: Indea/MT

Veja também

CMN ajusta normas do Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar

Prefeitura de Sorriso investe mais de R$ 1.3 milhão em equipamentos para pequenos produtores

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital

Sindicato Rural de Sorriso convoca produtores para Assembleia Geral e Extraordinária

Governo Federal vai renovar emergência zoossanitária para gripe aviária

IFMT Sorriso tem inscrições abertas para dois cursos profissionalizantes para o campo