Mato Grosso começou a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19

Começou nesta segunda-feira (27) a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 em Mato Grosso. A campanha será dividida em duas etapas, sendo a primeira composta por cinco fases, com a meta de vacinar o total de 786.971 pessoas. A secretaria estadual de Saúde já recebeu 132.504 doses do Ministério da Saúde, e o envio das doses aos Escritórios Regionais de Saúde foi concluído no último sábado (25). Os municípios devem retirar os imunizantes diretamente nos ERS. Novas doses devem ser encaminhadas pelo governo Federal nas próximas semanas.

A vacina bivalente foi criada para oferecer uma proteção extra contra a ômicron e suas subvariantes. Segundo o secretário adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde, Juliano Mello, a vacina é recomendada como dose de reforço para as pessoas dos grupos prioritários, devidamente imunizadas com pelo menos duas doses de vacina monovalente (esquema primário completo) e que tenham tomado a última dose há pelo menos quatro meses.

Conforme cronograma de vacinação, na primeira fase da primeira etapa devem ser imunizadas pessoas com idade a partir de 70 anos, indígenas, quilombolas, pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos, pessoas que vivem em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores, ribeirinhos, população privada de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas.

Já na segunda fase desta etapa, serão contempladas pessoas com idade entre 60 a 69 anos. Na terceira fase, serão imunizadas as gestantes e puérperas. Na quarta e quinta fase, receberão a vacina os trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, respectivamente.

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso ressalta a importância de todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários comparecerem aos postos de vacinação para receberem a dose da vacina e assim ajudar no combate à pandemia.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Grave acidente na BR-163 em Nova Mutum resulta na morte de dois caminhoneiros