Menina de 2 anos morre em Sinop enquanto aguardava vaga em UTI pediátrica

Uma menina de 2 anos de idade faleceu no último sábado (18) enquanto aguardava por uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica em Sinop. Segundo informações da prefeitura do município, a criança estava em estado grave e aguardava há cerca de uma hora pela vaga quando acabou não resistindo.

A causa da morte da menina não foi divulgada. A prefeitura informou em nota que buscou a transferência da criança para um hospital estadual de referência por meio do sistema de regulação, e encontrou uma vaga disponível na unidade de Cáceres, localizada a 250 km da capital.

A menina recebeu os cuidados semi-intensivos necessários, mas seu quadro clínico evoluiu rapidamente. A prefeitura ressaltou ainda que os atendimentos em UTIs pediátricas deveriam ter iniciado no município em fevereiro deste ano, mas o serviço ainda não é oferecido localmente.

Este é o segundo caso de morte de uma criança em Sinop em menos de duas semanas. No dia 8 de março, Manuella Tecchio, de 3 anos, também faleceu após receber atendimento em uma UPA da cidade. Ela foi liberada para casa depois de passar por alguns exames, mas retornou à UPA com piora no quadro de saúde e acabou não resistindo.

A Polícia Civil pediu a exumação do corpo de Manuella para investigar se houve negligência ou imprudência médica. A direção da unidade afirmou que todos os protocolos médicos foram seguidos no caso.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) apontou que a região Teles Pires é assistida com leitos intensivos pediátricos em Nova Mutum, a 269 km de Cuiabá, considerada referência na região. Além disso, o Hospital Regional de Sinop irá remanejar 30 novos leitos de enfermaria para dar celeridade às demandas por cirurgias eletivas. A SES também destacou que a prefeitura pode abrir leitos pediátricos para suprir as necessidades locais.

Veja também

Sorriso: Polícia Militar prende homem que esfaqueou o cunhado

Três menores são detidos após roubo em sorveteria de Sorriso

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação