MPMT pressiona autoridades locais para reduzir acidentes de trânsito em Sorriso

Em resposta aos dados sobre acidentes de trânsito em Sorriso, o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) está intensificando sua pressão sobre as autoridades locais para implementar medidas efetivas que visem reduzir as mortes e melhorar a segurança viária no município.

Em 2023, 36 vidas foram perdidas em trágicos acidentes de trânsito, equivalendo a uma média de três mortes por mês. Essa estatística sombria surge em contraste com os números do ano anterior, em 2022, quando 1.846 acidentes de trânsito foram registrados em Sorriso, resultando em 913 vítimas.

O Ministério Público de Mato Grosso atribui esses incidentes frequentes principalmente à imprudência, negligência e imperícia dos condutores, além de falhas na organização do tráfego e utilização indevida das vias. Também levanta a ausência de campanhas de conscientização sobre educação para o trânsito como um fator contribuinte significativo.

Diante desse cenário preocupante, as 1ª e 3ª Promotorias de Justiça Cíveis de Sorriso decidiram agir, instaurando um inquérito civil para adotar medidas legais que obriguem o Município a desenvolver e executar estratégias eficazes para melhorar a segurança viária e reduzir o número de acidentes e mortes.

Os promotores de Justiça Márcio Florestan Berestinas e Carina Sfredo Dalmolin determinaram a realização de uma audiência pública, que permitirá à sociedade e ao poder público municipal discutir abertamente os desafios enfrentados no trânsito, incluindo questões como educação preventiva, instalação de dispositivos de segurança como lombadas e semáforos, e a necessidade de uma organização mais eficaz das vias.

Além disso, foi requisitado ao Município que forneça informações detalhadas sobre as medidas em estudo para diminuir a incidência de acidentes e mortes no trânsito, e que seja recomendada a elaboração de um plano municipal de educação para o trânsito, envolvendo especialistas no assunto. Também foi sugerida a criação de um Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, com o objetivo de colaborar na formulação de soluções para melhorar a mobilidade urbana.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Identificadas as vítimas de acidente fatal em Nova Mutum

Operação Lei Seca realizada na avenida Claudino Frâncio em Sorriso resulta em multas e prisões

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos