Piscicultura será tema de Dia de Campo para impulsionar a atividade entre pequenos produtores

A piscicultura tem se destacado como uma atividade promissora e com custo operacional convidativo, fatores que têm atraído pequenos produtores rurais em busca de uma fonte de renda sustentável. Para esclarecer dúvidas e estimular o setor, a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa), realizará na quarta-feira (28) o “Dia de Campo da Piscicultura da Agricultura Familiar”. O evento contará com a distribuição de prêmios para os participantes vinculados ao setor.

O encontro terá início às 7h30, na Estância São Pedro, lote 208, no Assentamento Jonas Pinheiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente ou online por meio do link: Inscrições Online.

A coordenadora do programa Mais Peixe, mantido pela Semasa, a zootecnista Martinha de Souza Leal, destaca que o evento foi projetado para atender tanto os produtores que já se dedicam à piscicultura em escala comercial ou para consumo próprio, quanto aqueles que buscam informações sobre o setor.

“Para melhor compreensão do público, vamos apresentar uma cronologia que parte da importância nutricional na piscicultura, passando pelo pré-abate para garantir qualidade e segurança alimentar, até chegarmos ao relato de caso concreto que mostra em detalhes a evolução de uma das 40 pequenas propriedades atendidas pelo programa Mais Peixe”, destaca Martinha.

O objetivo é abordar os desafios e os pontos positivos da atividade, adaptando-se à realidade de cada produtor, visando promover uma piscicultura eficiente e sustentável.

Além da coordenadora do programa, o evento contará com a participação de palestrantes renomados, como o diretor da RB Aquacultura, Rogério Barreto, e o gerente de produção da Brycon Fish, André Santos.

Marlon Zanella, responsável pela Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, ressalta que eventos dessa natureza contribuem significativamente com os serviços de assistência técnica oferecidos aos produtores que integram o programa de agricultura familiar.

“A Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar tem oferecido todo suporte necessário para que os piscicultores possam aumentar a produção e, dessa forma, garantir a oferta do produto no mercado interno”, afirma Zanella.

Programação:

  • 7h30: Credenciamento
  • 8h: Solenidade de abertura
  • 8h30: Início das palestras
    • 1º Palestra: Importância Nutricional na Piscicultura
    • 2º Palestra: Manejo pré-abate – “Garantindo qualidade e segurança alimentar”
    • 3º Palestra: Relato de Caso – “1º ciclo de produção da Estância São Pedro”

Veja também

CMN ajusta normas do Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar

Prefeitura de Sorriso investe mais de R$ 1.3 milhão em equipamentos para pequenos produtores

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital

Sindicato Rural de Sorriso convoca produtores para Assembleia Geral e Extraordinária

Governo Federal vai renovar emergência zoossanitária para gripe aviária

IFMT Sorriso tem inscrições abertas para dois cursos profissionalizantes para o campo