Piscicultura será tema de Dia de Campo para impulsionar a atividade entre pequenos produtores

A piscicultura tem se destacado como uma atividade promissora e com custo operacional convidativo, fatores que têm atraído pequenos produtores rurais em busca de uma fonte de renda sustentável. Para esclarecer dúvidas e estimular o setor, a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa), realizará na quarta-feira (28) o “Dia de Campo da Piscicultura da Agricultura Familiar”. O evento contará com a distribuição de prêmios para os participantes vinculados ao setor.

O encontro terá início às 7h30, na Estância São Pedro, lote 208, no Assentamento Jonas Pinheiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente ou online por meio do link: Inscrições Online.

A coordenadora do programa Mais Peixe, mantido pela Semasa, a zootecnista Martinha de Souza Leal, destaca que o evento foi projetado para atender tanto os produtores que já se dedicam à piscicultura em escala comercial ou para consumo próprio, quanto aqueles que buscam informações sobre o setor.

“Para melhor compreensão do público, vamos apresentar uma cronologia que parte da importância nutricional na piscicultura, passando pelo pré-abate para garantir qualidade e segurança alimentar, até chegarmos ao relato de caso concreto que mostra em detalhes a evolução de uma das 40 pequenas propriedades atendidas pelo programa Mais Peixe”, destaca Martinha.

O objetivo é abordar os desafios e os pontos positivos da atividade, adaptando-se à realidade de cada produtor, visando promover uma piscicultura eficiente e sustentável.

Além da coordenadora do programa, o evento contará com a participação de palestrantes renomados, como o diretor da RB Aquacultura, Rogério Barreto, e o gerente de produção da Brycon Fish, André Santos.

Marlon Zanella, responsável pela Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, ressalta que eventos dessa natureza contribuem significativamente com os serviços de assistência técnica oferecidos aos produtores que integram o programa de agricultura familiar.

“A Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar tem oferecido todo suporte necessário para que os piscicultores possam aumentar a produção e, dessa forma, garantir a oferta do produto no mercado interno”, afirma Zanella.

Programação:

  • 7h30: Credenciamento
  • 8h: Solenidade de abertura
  • 8h30: Início das palestras
    • 1º Palestra: Importância Nutricional na Piscicultura
    • 2º Palestra: Manejo pré-abate – “Garantindo qualidade e segurança alimentar”
    • 3º Palestra: Relato de Caso – “1º ciclo de produção da Estância São Pedro”

Veja também

Agricultura Familiar orienta produtores sobre onda de calor em Sorriso

Indea confirma caso de raiva bovina em Porto Estrela

Inscrições abertas para o Fórum da Mulher no Campo em Sorriso

Publicado decreto do programa de autocontrole regulado pela Defesa Agropecuária

Seminário sobre Aviação Agrícola foi tema de entrevista na Voz do Povo

Pecuária: vacinação obrigatória contra brucelose termina no dia 31 de julho