Projeto ‘O Agro na Escola’ promove palestra sobre boas práticas ambientais em Sorriso

O Clube Amigos da Terra (CAT) em parceria com a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), realizará na próxima sexta-feira, dia 31, uma palestra com o tema “Um Sorriso para o agro”. O evento faz parte do projeto “O agro na escola, o agro em nossa vida”, desenvolvido pelo CAT Sorriso, que tem como objetivo incentivar crianças e adolescentes sobre as boas práticas ambientais e despertar para um bom relacionamento com a natureza, promovendo a sustentabilidade.

Durante a palestra, será lançada a 7ª edição da cartilha “O agro em nossa vida – as boas práticas agrícolas na produção do alimento”, que será entregue posteriormente aos alunos do 6º ao 9º ano da rede de ensino. O projeto também contou com a realização do Concurso de Desenho com o tema “Como o agro produz o alimento que chega à nossa mesa”, em que os professores trabalharam a pauta junto aos alunos do 6º e 7º anos das escolas municipais, estaduais e particulares do município. As produções vencedoras foram incluídas na 7ª edição da cartilha.

Para o presidente do CAT Sorriso, Darci Ferrarin Junior, educar considerando atividades sustentáveis é buscar valores e atitudes que possibilitem uma convivência harmoniosa do ser humano com as demais espécies do planeta, auxiliando a compreender e analisar criticamente a participação do homem no meio ambiente. Já a secretária de educação, Lúcia Drechsler, enfatiza a importância de despertar o interesse de bons hábitos para o futuro do meio ambiente.

A palestra será ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Xico Graziano, Mestre em Economia Agrária e Doutor em Administração, professor de MBA da FGV/SP e lecionou na Unesp/Jaboticabal. O evento é gratuito e aberto à comunidade e terá início às 7h30 da manhã, no Auditório Farroupilha, no Centro de Eventos Ari José Riedi.

O projeto “O Agro na Escola, Um Sorriso para o Agro! – Produzindo alimentos com responsabilidade” foi criado em 2022, com o objetivo de sensibilizar as unidades escolares sobre os cuidados com o meio ambiente através de ações interdisciplinares, como boas práticas agrícolas, reciclagem e recuperação de áreas degradadas. As ações e a metodologia do projeto são desenvolvidas desde 2006 através do Programa de Educação Ambiental-Sorriso Vivo, estabelecendo parcerias com a Prefeitura e alianças com o setor privado.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo