Secretaria de Saúde e Saneamento de Sorriso abre ponto de apoio devido a obras na UPA

A Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas) tomou uma medida importante para garantir o atendimento à população durante as obras de reforma e ampliação em andamento na UPA Sara Akemi Ichicava. Nesta segunda-feira, 25 de setembro, foi inaugurada uma extensão da UPA na estrutura do PSF Central. Com uma equipe própria, esse espaço de apoio estará disponível para atender das 18 às 22 horas, inclusive nos finais de semana e feriados, quando o atendimento será das 7 às 19 horas.

O gestor da pasta da Saúde, Luis Fábio Marchioro, explicou que a decisão de abrir o ponto de apoio foi tomada em resposta às obras em curso na UPA. “Estamos em obras; contudo, nosso compromisso é não deixar ninguém sem atendimento, e pensando em dar mais fluidez ao atendimento, optamos por abrir esse ponto de apoio no PSF Central”, enfatizou o secretário. Luis Fábio também tranquilizou os pacientes atendidos pelo PSF Central, lembrando que as equipes do PSF continuarão operando normalmente de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 e das 13 às 17 horas.

“O que fizemos foi intensificar o atendimento colocando uma equipe da UPA para atender no local; dessa forma, os pacientes darão entrada pela UPA e serão triados normalmente; pacientes indicados no Protocolo de Manchester como não urgências serão encaminhados para o atendimento dessa equipe extra”, explicou. A intenção é agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera.

Durante o último fim de semana, de 22 a 24 de setembro, a UPA atendeu 938 pessoas – 306 na sexta-feira, 328 no sábado e 304 no domingo. Esses números foram considerados normais pela equipe, e a alteração no atendimento se fez necessária devido às obras em curso.

A UPA continua atendendo diversas situações, incluindo emergências e urgências. “Em casos de emergência ou urgência, nossa equipe prioriza essas situações e suspende temporariamente o atendimento de baixa complexidade, que requer mais tempo e dedicação. Estamos tratando de vidas, e nossa prioridade é a saúde e a segurança de todos que buscam os serviços municipais de saúde”, enfatizou o gestor.

Luis Fábio destacou que o Município oferece uma cobertura de 100% com 28 PSFs e serviços de pronto atendimento também na Zona Leste e no Rota do Sol durante a noite, além da UPA na área central.

Confira os horários de funcionamento de cada espaço:

  • PSF Novos Campos (Upinha da Zona Leste): Atendimento estendido de segunda a sexta-feira das 18 horas até às seis horas da manhã do dia seguinte, e 24 horas aos sábados e domingos. Funciona normalmente como PSF durante o dia.
  • PSF Santa Clara: Atendimento estendido das 18 horas à meia-noite de segunda a sexta-feira. Funciona como PSF durante o dia.
  • UPA Sara Akemi Ichicava: Funciona 24 horas por dia.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Grave acidente na BR-163 em Nova Mutum resulta na morte de dois caminhoneiros