SEMA alerta que CAR será suspenso caso não haja resposta dos produtores

A Subsecretária Adjunta do Meio Ambiente de Mato Grosso, Luciane Bertinato, esteve em Sorriso para convocar produtores e engenheiros agrônomos a fim de analisar os Cadastro Ambiental Rural (CAR). A iniciativa visa solucionar problemas de validação que têm sido recorrentes entre os produtores de soja da região do Médio Norte do estado.

“Estamos buscando fazer referência com municípios aqui do Médio Norte, que são grandes produtores de soja, têm grande importância para o estado e estão enfrentando muitos problemas na validação do CAR. Começamos em Nova Ubiratã e seguimos para Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum,” explicou Bertinato.

O projeto tem como objetivo confeccionar o CAR para os produtores rurais, criando uma base de referência para os municípios citados. Após a confecção dessa base e sua validação pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), o CAR é emitido para o produtor rural com o perímetro definido pela SEMA. “Já temos um parecer emitido para 100% dos cadastros em Sorriso. O produtor precisa verificar se o CAR dele foi validado por nós ou se há sobreposição de áreas. É importante entender o que está acontecendo para validar o CAR,” ressaltou a subsecretária.

Ela também destacou a importância da recuperação da reserva legal nas propriedades, especialmente se houve desmatamento após 2008. Até então, era possível compensar o desmatamento em outra propriedade, mas agora, qualquer desmatamento de reserva legal após essa data, seja por pequenos, médios ou grandes produtores, deve ser recuperado na própria propriedade. Em caso de restrições, o prazo legal para recuperação é de 10 anos para áreas de rio e 20 anos para reservas legais.

O presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Sadi Beledelli mencionou a relevância da reunião para compreender o CAR Digital, lançado no dia 18. “Todas as propriedades de Sorriso foram analisadas através deste sistema e os produtores têm agora 30 dias para consultar seus engenheiros responsáveis e concordar ou não com os dados fornecidos pela SEMA. Caso não se manifestem dentro deste prazo, terão mais 90 dias para obter a validação ou não do CAR”.

O tema será discutido em uma reunião no próximo dia 10, no Sindicato Rural, onde todos os interessados poderão tirar dúvidas e obter mais informações sobre o processo de validação do CAR.

galeria de imagens

Veja também

Novo comandante do Corpo de Bombeiros avalia trabalho e fala do novo quartel

Dado Schneider fará palestra em Sorriso sobre comunicação intergeracional

Procon Sorriso orienta sobre suspensão de cobrança de ICMS pela Energisa

Produção agrícola: Sorriso lidera ranking de maior produtor; confira lista

Dionisio agradece moradores de Sorriso e Ipiranga do Norte por doações ao povo gaúcho

Fórum Mulher no Campo acontece em sua XI edição em Sorriso nesta sexta-feira (11)