Sorriso: Saúde do Homem será foco durante neste mês com a campanha Novembro Azul

Em um esforço contínuo para conscientizar a população masculina sobre a importância da saúde preventiva, a coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde e Saneamento, Cátia Luciano, destaca a relevância de dar ênfase à saúde do homem durante o mês de novembro, também conhecido como Novembro Azul. Cátia salienta que as conversas sobre esse tema devem ser reforçadas diariamente, especialmente neste período, a fim de promover o autocuidado e as consultas periódicas entre os homens.

“É fundamental ressaltar aos homens a importância do autocuidado e a necessidade de exames de rotina. Check-up não é uma prática exclusiva das mulheres; deve se tornar um hábito anual para todas as pessoas”, enfatiza Cátia. Cuidados e orientações estão disponíveis durante todo o ano em todas as unidades de saúde do Município, complementa a enfermeira.

Especificamente durante o “Novembro Azul”, o foco é direcionado para encorajar os homens a reservarem um tempo para cuidar de sua saúde, consultando um médico e realizando exames preventivos. Cátia enfatiza que, no Município, os homens podem procurar os Postos de Saúde da Família (PSFs) para encaminhamentos de exames preventivos.

Além disso, Cátia explica que a recomendação do Ministério da Saúde é intensificar a promoção da saúde masculina durante o mês de novembro. Em vez de campanhas específicas, como as relacionadas ao câncer de próstata, o Ministério da Saúde está concentrando esforços na saúde integral do homem, uma vez que esse público muitas vezes não busca atendimento médico regularmente.

No Município, há 29 PSFs abertos e à disposição de qualquer pessoa que necessite de atendimento. Em casos de emergência, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava está disponível. Além disso, o PSF Novos Campos e a Upinha da Zona Leste oferecem atendimento noturno e aos finais de semana, enquanto o PSF Santa Clara e a Upinha do Rota do Sol atendem das 18h à meia-noite de segunda a sexta-feira.

 

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo