Sorriso: serviços de plantão da saúde enfrentam superlotação em mais um fim de semana

Mais um fim de semana de superlotação nos serviços de plantão da saúde foi registrado na cidade, com um total de 3.036 atendimentos entre os dias 7 e 9 de abril. A UPA Sara Akemi Ichicava, o PSF Novos Campos, a Upinha da Zona Leste, o PSF Santa Clara e a Farmácia Central Cidadã foram os locais que registraram o saldo elevado de atendimentos, com destaque para a retirada de medicamentos, que somaram 1.634 registros durante o fim de semana. Os atendimentos clínicos totalizaram 1.404.

De acordo com o gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, há cerca de um mês a procura pelos serviços tem sido muito alta, ultrapassando a faixa dos 2 mil atendimentos todo fim de semana. No entanto, neste fim de semana, o número ultrapassou os 3 mil atendimentos. O gestor também destacou que a mesma situação foi vivenciada na rede particular de saúde do município.

Para tentar desafogar os serviços de plantão, a Upinha da Zona Leste está aberta 24 horas há cerca de um mês, e o PSF Central está aberto durante a noite e aos fins de semana com equipe própria para desafogar a UPA. Luis Fábio ressaltou que as medidas estão sendo tomadas para garantir o atendimento a todos e evitar filas e espera.

Cerca de 70% dos atendimentos são de situações de baixa complexidade e 30% são atendimentos de alta complexidade, que exigem mais tempo e dedicação da equipe. Para evitar esperas, a recomendação é que quem apresentar sintomas gripais leves ou necessite trocas de curativos procure o PSF mais próximo durante a semana e a UPA ou a Upinha durante os fins de semana.

A Farmácia Central Takeo Watanabe também está de portas abertas 24 horas, para retirada de medicação no local é necessário apresentar a receita do SUS. O PSF Novos Campos e a Upinha da Zona Leste atendem de forma estendida, de segunda à sexta-feira das 18 horas até às seis horas da manhã do dia seguinte. A Upinha da Zona Leste trabalha 24 horas aos sábados e domingos, exclusivamente nos últimos fins de semana. O PSF do Santa Clara atende com horário estendido das 18 horas à meia-noite de segunda a sexta-feira, e ambos atendem normalmente como PSFs durante o dia.

Veja também

Sorriso: Polícia Militar prende homem que esfaqueou o cunhado

Três menores são detidos após roubo em sorveteria de Sorriso

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação