Van da CPI da telefonia móvel estará em Sorriso na próxima semana para coletar queixas

Na próxima semana, a van da Assembleia Legislativa destinada a coletar queixas contra este setor estará em Sorriso, pronta para receber reclamações e informações sobre problemas relacionados à telefonia móvel.

A iniciativa é uma ação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia, presidida pelo deputado Diego Guimarães, que visa investigar a qualidade dos serviços de telefonia móvel em Mato Grosso e apurar os danos causados aos consumidores devido à prestação inadequada desses serviços pelas operadoras existentes no estado.

A van da CPI da Telefonia Móvel percorrerá diversos locais em Sorriso de acordo com a seguinte programação:

Segunda-feira, 2 de outubro:

  • Manhã: Residencial Santa Maria (em frente ao Centro Comunitário)
  • Tarde: Residencial Mário Raiter (em frente ao PFS)

Terça-feira, 3 de outubro:

  • Manhã: Em frente à Prefeitura
  • Tarde: Em frente à UPA (Unidade de Pronto Atendimento)

Quarta-feira, 4 de outubro:

  • Manhã: Ganha Tempo da Zona Leste
  • Tarde: Distrito de Primavera

O deputado Diego Guimarães, presidente da CPI da Telefonia, já havia visitado Sorriso em agosto para apresentar um panorama do trabalho da comissão e coletar informações sobre a situação no município. Ele explicou na ocasião que a CPI foi instalada com o apoio de todos os deputados de Mato Grosso para entender por que a telefonia perdeu tanta qualidade nos últimos anos, apesar do crescimento acelerado do estado. A falta de investimentos das empresas de telefonia e a escassez de antenas foram identificadas como pontos nevrálgicos do problema.

Segundo o levantamento realizado, em Sorriso deveriam estar instaladas 110 antenas de telefonia, mas apenas 32 foram identificadas. Em todo o estado, existem 1.641 antenas, abaixo das 3.557 necessárias para atingir um padrão aceitável, que seria uma antena para cada mil habitantes. Além disso, quanto à qualidade, foi observado que apenas a Tim oferece 4G em 137 municípios, a Claro em 108 e a Vivo em 107. A tecnologia 5G está disponível apenas em Cuiabá e Várzea Grande.

A CPI da Telefonia Móvel, instalada em março de 2023, tem um prazo de 180 dias para apresentar um relatório e propor soluções para melhorar a prestação dos serviços de telefonia móvel em Mato Grosso. Portanto, a visita da van da CPI a Sorriso é uma oportunidade valiosa para os moradores expressarem suas preocupações e contribuírem para o trabalho da comissão.

galeria de imagens

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Grave acidente na BR-163 em Nova Mutum resulta na morte de dois caminhoneiros