Ipiranga do Norte| Nova Ubiratã| Sorriso

Sesp-MT lança operação integrada para redução de homicídios em Sorriso e região

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) lançou, na noite desta sexta-feira (18.11), a Operação Integrada Vitae, no município de Sorriso. O principal objetivo da ação, que também terá atuação nos municípios de Nova Ubiratã e Ipiranga do Norte, é a redução dos crimes de homicídio doloso na região.

De acordo com o levantamento da Superintendência do Observatório de Segurança Pública, vinculado à Sesp-MT, de janeiro a outubro deste ano foram registrados 49 homicídios dolosos somente em Sorriso. Grande parte destes crimes está relacionada à atuação de organizações criminosas na região.

Apesar do lançamento, a operação já está ocorrendo desde a última quinta-feira (17.11) e seguirá até a próxima terça-feira (22.11). Já nos dois primeiros dias, foram presas quatro pessoas, apreendidas duas armas e pequenas quantidades de entorpecentes, entre eles maconha e cocaína, além de uma balança de precisão.

Também estão sendo fiscalizados os estabelecimentos comerciais da região, com foco na documentação para funcionamento, já que muitos funcionam ilegalmente e acabam sendo pontos de comercialização de entorpecentes. Desde o início da operação, quatro locais já foram identificados e posteriormente fechados pelas forças de segurança.

“A atuação da Polícia Militar, para coibir a prática de homicídios e de outros crimes relacionados, se dará por meio de abordagens, checagem de documentos e antecedentes criminais, com o objetivo de mostrar à população a presença do Estado nas ruas”, disse o comandante do 12 Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Jorge Almeida.

Parte desta atuação nas ruas de Sorriso e região se dá pelo trabalho de investigação da Polícia Civil, como explicou o delegado titular da Delegacia de Sorriso, Eugênio Rudy Junior.

“Neste período, estamos reforçando nosso plantão para receber estas ocorrências trazidas pela Polícia Militar e nossa atuação também compreende as diligências relacionadas ao levantamento de possíveis pontos de vendas de entorpecentes e busca de foragidos por crimes de tráfico de drogas e homicídios, que estão correlacionados”, pontuou o delegado.

Além das polícias Militar e Civil, a operação também conta com as forças integradas do Corpo de Bombeiros Militar e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Veja mais no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Exportações de MT alcançam 157 países e geram US$ 25,95 bilhões em 2024

Polícia Militar recupera motocicleta em menos de 24h após furto

Polícia Militar aplica 105 infrações e remove 15 motocicletas em ação contra crimes de trânsito em Cuiabá

Avião comercial da Embraer cai com 67 passageiros no Cazaquistão

Corpo de Bombeiros socorre vítima de acidente de trânsito entre carro e carreta na BR-163; 4 morreram

Força-tarefa recupera mais de R$ 2,5 milhões em créditos tributários aos cofres públicos do Estado