Março Azul: Campanha promove a prevenção do câncer colorretal

Durante todo o mês de março, está acontecendo uma grande campanha de promoção de saúde para a população, educação de profissionais de saúde e conscientização sobre o câncer colorretal. A iniciativa, que é uma ação conjunta da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e da Federação Brasileira de Gastroenterologia, tem como tema “Saúde é prevenção. Cuide de você, evite o câncer de intestino”.

O objetivo da campanha é incentivar o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer colorretal já nos primeiros estágios da doença por meio da prevenção primária e secundária. Especialistas alertam que este tipo de câncer, que atinge o intestino grosso e o reto, é um dos tumores malignos mais frequentes no mundo e um dos mais letais.

A probabilidade de morte prematura por câncer de intestino entre pessoas de 30 a 69 anos pode ter um aumento de 10% até 2030. O câncer de intestino é o segundo tipo mais incidente no país, tanto entre os homens quanto em mulheres, atrás do câncer de próstata e de mama feminina, respectivamente.

Para falar sobre essa campanha, o endoscopista do Hospital 13 de Maio e Hospital Regional, Dr. Elio Jasculski, concedeu uma entrevista ao programa A Voz do Povo nesta terça-feira (14-03), onde destacou a importância da prevenção e conscientização sobre o câncer colorretal. Ele ressaltou que a prevenção primária envolve hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada, rica em fibras e a prática regular de atividades físicas. Já a prevenção secundária consiste em exames preventivos, como a colonoscopia, que deve ser realizada por pessoas com mais de 50 anos ou com histórico familiar da doença.

A campanha tem como objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer colorretal, proporcionando maior qualidade de vida e bem-estar para todos.

O plano, segundo o médico, é envolver a comunidade sorrisense e principalmente as autoridades para a promoção de políticas públicas visando a prevenção da doença.  Veja mais no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Casa do Mel inaugura neste sábado em frente à Praça da Juventude

Feijoada das Mães beneficente: ajude o pequeno Daniel a enxergar o futuro

Sorriso: PM prende suspeito por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no bairro Jardim Carolina

Sorriso enfrenta aumento preocupante de casos de dengue e Chikungunya

Ministério Público recorre contra prisão domiciliar de mãe de vítima de estupro em Sorriso

Sorriso: policiais rodoviários de Sorriso e outras quatro cidades iniciam testes com câmeras corporais