Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação visita Sorriso e discute capacitação da mão de obra

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec esteve em Sorriso nesta segunda-feira (03). Ele foi recepcionado pela gestão municipal e se reuniu com o Prefeito Ari Lafin, a Secretária de Assistência Social e primeira-dama, Jucélia Ferro, secretários municipais e representantes de instituições parceiras para discutir demandas relacionadas à capacitação de mão de obra no município de Sorriso.

Desde 2017, Sorriso oferece programas de capacitação e, neste ano, disponibiliza mais 800 vagas de cursos profissionalizantes para jovens e adultos em várias áreas, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Durante a reunião, Jucélia apresentou ao secretário de estado, Allan Kardec, todos os projetos e cursos desenvolvidos em Sorriso, que já formou milhares de jovens que hoje trabalham com carteira assinada e formalmente no comércio local. O objetivo agora é fomentar uma parceria entre o município e o estado para a vinda de cursos de tecnólogos, na área da tecnologia para Sorriso.

Diariamente, centenas de vagas de trabalho são disponibilizadas em diversos setores e grau de escolaridade através do Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Sorriso. O mês de abril iniciou com mais de 240 oportunidades.

De acordo com a secretária Jucélia Ferro, o município se preocupa em disponibilizar a capacitação da mão de obra para preencher o mais rapidamente essas vagas. Ela destaca que, além da capacitação, é realizado também o acompanhamento do desenvolvimento de cada profissional que passa pelos projetos.

Para o prefeito Ari Lafin, é preciso acompanhar as necessidades do mercado de trabalho e a união de forças só fortalece e enriquece o município. Sorriso hoje é carente de profissionais em diversos segmentos, como padaria, açougue, construção civil, mecânica, hidráulica, elétrica, entre outras.

Após a reunião, a comitiva visitou in loco alguns dos locais que oferecem a qualificação para os participantes dos projetos. Sorriso é uma terra de oportunidades para quem realmente deseja e o trabalho da SEMAS em parceria com o estado visa formar profissionais capacitados e preparados para o mercado de trabalho.

Veja também

Sorriso 38 anos: prefeito Ari Lafin fala à Voz do Povo sobre a pujança do município

Casa do Mel inaugura neste sábado em frente à Praça da Juventude

Feijoada das Mães beneficente: ajude o pequeno Daniel a enxergar o futuro

Sorriso: PM prende suspeito por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no bairro Jardim Carolina

Sorriso enfrenta aumento preocupante de casos de dengue e Chikungunya

Ministério Público recorre contra prisão domiciliar de mãe de vítima de estupro em Sorriso