A Voz do Povo ouve especialistas sobre Saúde Mental

Nesta segunda-feira, 30 de outubro, o programa “A Voz do Povo” da Sorriso FM abriu espaço para uma entrevista sobre saúde mental, trazendo para a bancada do estúdio dois especialistas na área: o médico psiquiatra Dr. Rafael Giusti, membro da equipe do Capes, e o coordenador de atenção básica secundária à saúde de Sorriso, Leandro Freiria.

O objetivo da discussão era levar esclarecimentos à população de Sorriso sobre como lidar com pacientes que, eventualmente, possam vivenciar surtos psiquiátricos, um tema que ganhou destaque devido a dois casos ocorridos na última semana na cidade. Ambos os pacientes, que faziam uso de medicamentos controlados, tiveram surtos e agrediram pessoas de forma aleatória.

O programa trouxe à tona a preocupação com a crescente incidência de casos de transtornos mentais e a necessidade de abordar essa questão com sensibilidade e informação. Durante a entrevista, Dr. Rafael Giusti e Leandro Freiria destacaram que o tratamento de pacientes com problemas psiquiátricos é complexo e que a internação é muitas vezes necessária para garantir a segurança do paciente e da comunidade.  No entanto, os entrevistados também abordaram o desafio enfrentado pela falta de vagas em unidades hospitalares destinadas ao tratamento de transtornos mentais em Mato Grosso. Atualmente, o estado conta com apenas duas unidades de referência para internação psiquiátrica, o que torna o acesso a esse tipo de cuidado ainda mais difícil.

Veja a entrevista no vídeo.

 

Vídeo da notícia

Veja também

Avaliação da Educação Municipal é positiva, afirma secretária Adriana Reichert

Entrevista destaca avanços e alertas da campanha Dezembro Vermelho em Sorriso

ONG Cirinho Sorrindo realiza noite de reconhecimento em Sorriso

Tráfego em Lucas do Rio Verde é desviado para avanço da duplicação da BR-163

Morte de homem de 33 anos eleva para quatro as vítimas de intoxicação por metanol em MT

Polícia Militar impede possível tentativa de suicídio em Boa Esperança do Norte