A Voz do Povo ouve especialistas sobre Saúde Mental

Nesta segunda-feira, 30 de outubro, o programa “A Voz do Povo” da Sorriso FM abriu espaço para uma entrevista sobre saúde mental, trazendo para a bancada do estúdio dois especialistas na área: o médico psiquiatra Dr. Rafael Giusti, membro da equipe do Capes, e o coordenador de atenção básica secundária à saúde de Sorriso, Leandro Freiria.

O objetivo da discussão era levar esclarecimentos à população de Sorriso sobre como lidar com pacientes que, eventualmente, possam vivenciar surtos psiquiátricos, um tema que ganhou destaque devido a dois casos ocorridos na última semana na cidade. Ambos os pacientes, que faziam uso de medicamentos controlados, tiveram surtos e agrediram pessoas de forma aleatória.

O programa trouxe à tona a preocupação com a crescente incidência de casos de transtornos mentais e a necessidade de abordar essa questão com sensibilidade e informação. Durante a entrevista, Dr. Rafael Giusti e Leandro Freiria destacaram que o tratamento de pacientes com problemas psiquiátricos é complexo e que a internação é muitas vezes necessária para garantir a segurança do paciente e da comunidade.  No entanto, os entrevistados também abordaram o desafio enfrentado pela falta de vagas em unidades hospitalares destinadas ao tratamento de transtornos mentais em Mato Grosso. Atualmente, o estado conta com apenas duas unidades de referência para internação psiquiátrica, o que torna o acesso a esse tipo de cuidado ainda mais difícil.

Veja a entrevista no vídeo.

 

Vídeo da notícia

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade