A Voz do Povo: período de estiagem acende alerta sobre risco de queimadas em Sorriso

Em maio de 2021 foram somente quatro ocorrências de incêndio em Sorriso. Neste ano, o mês fecha com dezoito ocorrências na cidade.

Sobre o tema, o Tenente Daniel Alves do Corpo de Bombeiros falou nesta terça-feira (31-05), ao programa A Voz do Povo. “Falar sobre isso é importante. Precisamos alertar a população. A maioria da população já tem consciência que limpar o terreno com fogo não é a melhor maneira. Pode ser a mais barata, mas traz muitos custos”, disse.

O bombeiro explicou que é diferente a queimada urbana, do incêndio florestal. “O que vemos aqui é a queimada urbana. Se não houver colaboração, todos sofrem. Infelizmente chega o período de estiagem, o calor aumenta e é fácil perder o controle sobre o fogo. Temperatura acima de 30 graus, umidade relativa do ar abaixo de 30%. É perfeito para perder o controle sobre o fogo”.

A legislação diz que é proibido o uso do fogo durante o ano inteiro. “Sem autorização não existe. E a lei só faz exceção para terras indígenas e tradicionais, como os ribeirinhos. Mas, mesmo assim, pedimos que estas pessoas só façam isso de maneira consciente. A partir de amanhã, por exemplo, é antecipado o período proibitivo e a Lei tira o direito de todos, por conta dos fatores climáticos”, disse o tenente.

O Tenente explicou que a causa maior das queimadas é a ação humana. “É intencional na maioria das vezes o fogo. Alguém resolveu limpar o terreno, queimar um lixo e acaba perdendo o controle. O ser humano incendeia mesmo”.

Ele alertou para a importância de manter os terrenos limpos. “Não é só incêndio, tem a dengue, o lixo. O cidadão tem que cuidar do terreno, deixando limpo, porque pode causar inúmeros problemas e nesta época principalmente as queimadas”.

Na entrevista o Tenente explicou que os bombeiros de Sorriso atendem uma vasta região. Somente 24 municípios de Mato Grosso tem batalhões do Corpo de Bombeiros. Entre os municípios atendidos estão dois do topo da lista de focos de calor, que são Nova Ubiratã e Feliz Natal. Neste ano, estes municípios terão bombeiros e brigadistas de plantão durante o período de estiagem.

 

 

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Veja também

Diretora_coordenadora_escolacaravagio

A Voz do Povo: Diretora e Coordenadora da Escola Municipal Caravágio falam sobre a merenda escolar na instituição

promotor_marcioflorestan

Projeto Cidadão com Voz e Vez realiza mutirão nesta 6ª-feira no Industrial I e II

LUCIA E NUTRI

A Voz do Povo: qualidade e quantidade da merenda escolar servida em Sorriso foi abordada em entrevista (vídeo)

linhaceleste

A Voz do Povo: aeronaves são usadas para combater incêndio em fazenda na Linha Celeste

AGENCIA

A Voz do Povo: chegada da Polícia frustra tentativa de furto em agência bancária de Sorriso

dEFENSOR_PUBLICO_UBIRAJARA

A Voz do Povo: Defensor Público diz que ficou surpreso ao saber que cirurgia de paciente paga à Chocair não foi realizada