Empresários de Sorriso planejam acionar Prefeitura na Justiça pedindo adequações à Lei de Liberdade Econômica

A Declaração de Direitos de Liberdade Econômica foi instituída no Brasil em 20 de setembro de 2019 pela Lei nº 13.874. Ela estabelece garantias de livre mercado e dispõe sobre a atuação do Estado como agente normativo e regulador.

A intenção da lei é propiciar simplificação administrativa com um ambiente de regras claras e estímulo à competitividade.

De acordo com o decreto, cabe aos municípios instituir sua própria Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica.

“O decreto foi implementado pelo presidente Jair Bolsonaro onde flexibiliza a abertura de empresas e também temos a isenção de taxas. Aqui em nosso município ainda não há adequação a esta lei. Empresários nos procuram para vermos o que está acontecendo. Sinop e Lucas do Rio Verde por exemplo, já estão adequados e se não nos adequarmos poderemos perder empresários”, explicou o empresário e contabilista, presidente licenciado da ACES, Sávio Zaniollo.

A OAB também está trabalhando na questão e poderá haver ação coletiva para judicializar a questão cobrando inclusive a devolução de taxas cobradas no período.

A alegação do município é que a adequação à medida fará cair a arrecadação.

Veja a íntegra da matéria no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Vereador Gringo avalia primeiro ano de mandato e destaca ações em mobilidade, meio ambiente e educação

Instituto Iari lança 3ª edição da Campanha Sorriso Certo e convoca voluntários para transformar o Natal de 350 crianças

Secretaria de Cidade faz balanço do ano e projeta expansão recorde para 2026

Operação integrada combate fraude fiscal que movimentou mais de R$ 86 milhões em MT

Tenente Coronel PM Jorge almeida fala sobre Operação Centro Seguro

Transferência de presos em Sorriso gera revolta e cobrança por informações de familiares