Frutifica Sorriso promove 1º Encontro Técnico sobre manejo da cultura da pitaya

A pitaya, fruta exótica de sabor doce e suave, polpa firme e cores chamativas, tem conquistado paladares exigentes e se tornou uma aposta promissora para produtores rurais da região. Com o objetivo de incentivar o cultivo dessa fruta rústica, a Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar de Sorriso (Semasa) organiza o 1º Encontro Técnico Manejo da Cultura da Pitaya, que acontecerá nesta sexta-feira, 15 de março.

O evento, realizado no lote 221 do Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga), conta com o apoio da produtora rural Leonilda Luciana Estruzani da Silva, considerada uma das pioneiras no cultivo da pitaya em Sorriso. Leonilda compartilhará suas experiências com outros pequenos produtores, destacando os motivos que a levaram a destinar parte de sua área para o cultivo de aproximadamente 300 pés de pitaya.

“Há três anos me dedico ao cultivo da pitaya e ainda tenho inúmeras dúvidas com relação ao manejo. Imagina aquele produtor que ainda não teve oportunidade de ter contato direto com a fruta”, observa Leonilda.

O engenheiro agrônomo Paulo Velozo, coordenador do programa Frutifica Sorriso, ressalta que, apesar das dúvidas com relação ao manejo, muitos produtores rurais têm investido no cultivo da pitaya devido à crescente procura pelo produto. Para atender a essa demanda, o evento trará o renomado especialista Welington Procópio, engenheiro agrônomo e chefe do Campo Experimental e de Produção (Cexpro) da Empaer em Tangará da Serra.

A Empaer, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), desenvolve frutas geneticamente modificadas que se adaptam ao clima mato-grossense, colaborando para o sucesso da produção.

Marlon Zanella, gestor da Semasa, destaca que os investimentos em qualificação impactam positivamente na rentabilidade do pequeno produtor rural e na qualidade de vida dos consumidores locais. Ele ressalta que todo projeto desenvolvido na Secretaria é pensado de forma abrangente para beneficiar tanto os residentes no campo quanto na cidade.

O 1º Encontro Técnico Manejo da Cultura da Pitaya conta com o apoio da Cresol, Clube Amigos da Terra (CAT) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). O evento terá um cronograma diversificado, com palestras técnicas, visita à área de produção e oportunidades para esclarecimento de dúvidas.

Cronograma do evento:

  • 7h30: Credenciamento
  • 8h: Abertura
  • 8h30: Palestra técnica sobre o cultivo da pitaya
  • 10h: Visitação da área de produção
  • 11h: Encerramento

Serviço:

  • Evento: 1º Encontro Técnico Manejo da Cultura da Pitaya de Sorriso
  • Local: Lote 221 – Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga)
  • Data: 15 de março (sexta-feira)
  • Horário: 7h30

galeria de imagens

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

CMN ajusta normas do Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar