Março Azul: Campanha promove a prevenção do câncer colorretal

Durante todo o mês de março, está acontecendo uma grande campanha de promoção de saúde para a população, educação de profissionais de saúde e conscientização sobre o câncer colorretal. A iniciativa, que é uma ação conjunta da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e da Federação Brasileira de Gastroenterologia, tem como tema “Saúde é prevenção. Cuide de você, evite o câncer de intestino”.

O objetivo da campanha é incentivar o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer colorretal já nos primeiros estágios da doença por meio da prevenção primária e secundária. Especialistas alertam que este tipo de câncer, que atinge o intestino grosso e o reto, é um dos tumores malignos mais frequentes no mundo e um dos mais letais.

A probabilidade de morte prematura por câncer de intestino entre pessoas de 30 a 69 anos pode ter um aumento de 10% até 2030. O câncer de intestino é o segundo tipo mais incidente no país, tanto entre os homens quanto em mulheres, atrás do câncer de próstata e de mama feminina, respectivamente.

Para falar sobre essa campanha, o endoscopista do Hospital 13 de Maio e Hospital Regional, Dr. Elio Jasculski, concedeu uma entrevista ao programa A Voz do Povo nesta terça-feira (14-03), onde destacou a importância da prevenção e conscientização sobre o câncer colorretal. Ele ressaltou que a prevenção primária envolve hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada, rica em fibras e a prática regular de atividades físicas. Já a prevenção secundária consiste em exames preventivos, como a colonoscopia, que deve ser realizada por pessoas com mais de 50 anos ou com histórico familiar da doença.

A campanha tem como objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer colorretal, proporcionando maior qualidade de vida e bem-estar para todos.

O plano, segundo o médico, é envolver a comunidade sorrisense e principalmente as autoridades para a promoção de políticas públicas visando a prevenção da doença.  Veja mais no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade