Patrulha Rural prende três homens por exploração em garimpo ilegal e desmate

Policiais militares da Patrulha Rural, do 8º Batalhão, prenderam, nesta quarta-feira (05.07), no âmbito da Operação Mata Virgem, três homens por crimes ambientais e porte ilegal de arma de fogo, em uma zona rural do município de Paranaíta (838 km de Cuiabá). Os militares apreenderam um trator, um veículo e uma arma de fogo calibre 22, além de munições.

Conforme informações do boletim de ocorrência, o denunciante relatou que adquiriu a área há algumas semanas, mas, quando foi visitar a propriedade, identificou um grupo de homens e máquinas realizando a extração irregular de minério e madeiras na região. A vítima não informou de quem teria adquirido o imóvel.

Após a denúncia e a partir do sistema de georreferenciamento, os policiais identificaram uma área de garimpo não legalizado em atividade de operação, extração e lavração de recursos naturais sem autorização, concessão ou licença de órgãos competentes.

Ao se deslocarem para propriedade, as equipes encontraram diversas barracas utilizadas pelos suspeitos, ferramentas para extração de minério e maquinário. Ainda no local, as equipes apreenderam uma arma de fogo e munições.

Os suspeitos confesseram que não teriam nenhum tipo de documentação para extração de minério ou madeira.

Diante dos fatos, o trio e todo material apreendido foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência e demais providências que o caso requer.

Veja também

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Governo do Estado estende período proibitivo de uso do fogo e intensifica combate aos incêndios florestais

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Coordenador do Eco Sorriso explica mudanças em horários de coleta de materiais recicláveis

Plataforma digital de monitoramento do Projeto “Chove-Chuva” é lançada em Sorriso

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital