Piracema terá início em Mato Grosso no próximo dia 02 de outubro

O período foi definido ainda em maio,  durante a reunião ordinária do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca). Na oportunidaede foi oficialmente definido o período de defeso da piracema em Mato Grosso para o ano de 2023. O período de restrição da pesca abrangerá o intervalo entre os dias 2 de outubro de 2023 e 1º de fevereiro de 2024.

A decisão de manter o mesmo período de defeso dos anos anteriores foi baseada em estudos detalhados de monitoramento reprodutivo dos peixes de interesse pesqueiro no estado. Esses estudos, que incluem análises técnicas e científicas, foram apresentados durante a reunião pelo renomada doutora em Ciências Biológicas e professora da Universidade Federal de Mato Grosso, Lúcia Aparecida de Fátima Mateus.

Lúcia destacou a importância da constante atualização desses estudos: “A cada ano apresentamos esta atualização no Conselho. À medida que temos mais dados disponíveis, realizamos análises que complementam as informações para embasar essa decisão”. O banco de dados, que remonta a 2004, vem sendo aprimorado continuamente, incorporando mais locais e aumentando o número de indivíduos analisados. Cada bacia hidrográfica é minuciosamente examinada mês a mês, e os resultados são posteriormente integrados para oferecer uma visão mais precisa do ciclo reprodutivo dos peixes.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) reforça que, em unidades de conservação da categoria de proteção integral, a atividade da pesca é proibida durante todo o ano. Mato Grosso abriga um total de 68 áreas protegidas sob jurisdição da União, do Estado ou do Município.

Dessa forma, pescadores que planejam pescar nos rios de Mato Grosso, como o Paraguai ou Juruena, devem estar atentos às áreas de Unidades de Conservação. Por exemplo, no caso do rio Juruena, há restrições no trecho que corta o Parque Nacional do Juruena e o Parque Estadual Igarapés do Juruena. Já para o rio Paraguai, os pescadores devem estar cientes das áreas do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e do Parque Estadual do Guirá. E se a intenção for pescar no rio das Mortes, fica proibida a prática da pesca no trecho do curso d’água que cruza o Refúgio da Vida Silvestre Quelônios do Araguaia.

O objetivo dessas restrições nas unidades de conservação de proteção integral é a preservação da biodiversidade, permitindo apenas o uso indireto dos recursos naturais, como a recreação em contato com a natureza, turismo ecológico, pesquisa científica, educação e interpretação ambiental. A conscientização e o cumprimento das regulamentações são essenciais para garantir a sustentabilidade da vida aquática em Mato Grosso e a proteção de seu valioso ecossistema aquático.

Veja também

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Governo do Estado estende período proibitivo de uso do fogo e intensifica combate aos incêndios florestais

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Coordenador do Eco Sorriso explica mudanças em horários de coleta de materiais recicláveis

Plataforma digital de monitoramento do Projeto “Chove-Chuva” é lançada em Sorriso

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital