Politec analisa possíveis causas da mortandade de peixes no rio Teles Pires

A Gerência de Perícias de Meio Ambiente e Engenharia Legal da Politec analisa as possíveis causas da mortandade de peixes no leito do rio Teles Pires em Sinop (478 quilômetros de Cuiabá), após perícia realizada nesta segunda-feira (17.08).

Os peritos percorreram a extensão de 28 quilômetros de leito do Teles Pires a jusante do reservatório da UEH Sinop Energia, junto à Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema).

“Fizemos levantamentos referente a extensão do dano ambiental com medições de parâmetros de qualidade de água e análise da diversidade e quantidade de exemplares de peixes atingidos pela mortandade. Coletamos exemplares para necropsia com diferentes sinais macroscópicos, tamanhos e espécies que permitirão chegar às causas”, citou a perita oficial criminal Rosangela Maria Guarienti Ventura.

Estão sendo averiguados os critérios e sequência da manobra realizada pela usina, autorizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) durante processo de desligamento das turbinas e acionamento do vertedouro para manutenção da vazão sanitária, já que o reservatório está na cota de nível crítico.

Os peritos do caso trabalham com a hipótese de múltiplas causas. O laudo será emitido após análises das necropsias, dados oficiais da ONS e resultados de análises de qualidade de água e demais elementos levantados in loco pela equipe.

Veja também

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Governo do Estado estende período proibitivo de uso do fogo e intensifica combate aos incêndios florestais

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Coordenador do Eco Sorriso explica mudanças em horários de coleta de materiais recicláveis

Plataforma digital de monitoramento do Projeto “Chove-Chuva” é lançada em Sorriso

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital