Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação visita Sorriso e discute capacitação da mão de obra

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec esteve em Sorriso nesta segunda-feira (03). Ele foi recepcionado pela gestão municipal e se reuniu com o Prefeito Ari Lafin, a Secretária de Assistência Social e primeira-dama, Jucélia Ferro, secretários municipais e representantes de instituições parceiras para discutir demandas relacionadas à capacitação de mão de obra no município de Sorriso.

Desde 2017, Sorriso oferece programas de capacitação e, neste ano, disponibiliza mais 800 vagas de cursos profissionalizantes para jovens e adultos em várias áreas, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Durante a reunião, Jucélia apresentou ao secretário de estado, Allan Kardec, todos os projetos e cursos desenvolvidos em Sorriso, que já formou milhares de jovens que hoje trabalham com carteira assinada e formalmente no comércio local. O objetivo agora é fomentar uma parceria entre o município e o estado para a vinda de cursos de tecnólogos, na área da tecnologia para Sorriso.

Diariamente, centenas de vagas de trabalho são disponibilizadas em diversos setores e grau de escolaridade através do Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Sorriso. O mês de abril iniciou com mais de 240 oportunidades.

De acordo com a secretária Jucélia Ferro, o município se preocupa em disponibilizar a capacitação da mão de obra para preencher o mais rapidamente essas vagas. Ela destaca que, além da capacitação, é realizado também o acompanhamento do desenvolvimento de cada profissional que passa pelos projetos.

Para o prefeito Ari Lafin, é preciso acompanhar as necessidades do mercado de trabalho e a união de forças só fortalece e enriquece o município. Sorriso hoje é carente de profissionais em diversos segmentos, como padaria, açougue, construção civil, mecânica, hidráulica, elétrica, entre outras.

Após a reunião, a comitiva visitou in loco alguns dos locais que oferecem a qualificação para os participantes dos projetos. Sorriso é uma terra de oportunidades para quem realmente deseja e o trabalho da SEMAS em parceria com o estado visa formar profissionais capacitados e preparados para o mercado de trabalho.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Equipamentos tecnológicos entregues pelo Governo de MT beneficiarão mais de 25 mil estudantes de escolas municipais

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos