Sorriso: produtores do PA Jonas Pinheiro recebem visita do Superintendente do Incra MT

Na tarde ontem (17), o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Mato Grosso, André Luiz Welter, esteve no assentamento Jonas Pinheiro (Poranga) que abriga mais de 400 famílias, para explicar a atual situação da regularização das terras e também dos lotes do assentamento Alto Celeste.

A vereadora Jane Delalibera que encabeçou a vinda do superintendente ao assentamento, explicou que o Incra deve homologar o georeferenciamento das terras.

“Renasce as esperanças. Devemos agradecer o Executivo, Legislativo e o Incra, que cumpriu a portaria, reconheceu o georeferenciamento que vai ser homologado e a área será demarcada. Isso, para cada agricultor será importante, porque é mais uma passo dado”, frisou Jane.

O superintendente afirmou que quem cuida da regularização fundiária dos assentamentos é o INCRA, que agora, busca pela reversão de uma decisão judicial.

“Temos um recurso em andamento no segundo grau da justiça e temos em curso, o final da materialização da área que está sendo desapropriada, que foi um dos motivos que causou a decisão da justiça pela extinção sem a resolução de mérito. Estamos nos colocando perante os assentados, para dizer que o Incra está atuando para que o processo de desapropriação seja retomado e que possa ser concluído para regularizar a Jonas Pinheiro, mas falando com toda a sinceridade e clareza que dependemos de uma decisão judicial”, declarou André.

Os assentados esperam pelo cumprimento da decisão judicial e que as áreas sejam demarcadas, para que eles possam ter a escritura definitiva, após mais de 25 anos.

galeria de imagens

Veja também

CMN ajusta normas do Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar

Prefeitura de Sorriso investe mais de R$ 1.3 milhão em equipamentos para pequenos produtores

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital

Sindicato Rural de Sorriso convoca produtores para Assembleia Geral e Extraordinária

Governo Federal vai renovar emergência zoossanitária para gripe aviária

IFMT Sorriso tem inscrições abertas para dois cursos profissionalizantes para o campo