Sorriso registra pequena queda na procura por serviços de plantão da saúde

Sorriso registrou uma pequena queda na procura por serviços de plantão da saúde. De acordo com informações da pasta de Saúde e Saneamento, foram 134 atendimentos a menos em comparação entre a última segunda-feira, dia 17, e a quarta-feira, dia 19. Na segunda-feira, 615 pacientes procuraram por atendimento nas unidades de saúde da cidade, como a UPA Sara Akemi Ichicava, o PSF Novos Campos, a Upinha da Zona Leste e o PSF Santa Clara. Já nesta quarta-feira, foram registradas 481 buscas por atendimento, somadas as três unidades.

Segundo o gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, essa tendência de baixa é positiva, uma vez que há menos crianças com sintomas gripais entre os atendimentos. Ele espera que esse número continue em queda e que o atendimento volte ao normal em breve.

Para evitar filas e espera, a recomendação da equipe da saúde é que durante a semana quem apresentar quadros como de sintomas gripais leves ou necessite trocas de curativos procure o PSF mais perto de sua casa para agilizar o seu próprio atendimento. Além disso, aos fins de semana, é possível procurar tanto a UPA quanto a Upinha, que estão com equipes capacitadas e prontas para atender.

Desde que foi registrado o aumento na procura por serviços de saúde, a pasta intensificou o atendimento, como a Upinha da Zona Leste aberta 24 horas e o PSF Central durante à noite e aos fins de semana. Também é importante lembrar que Sorriso conta com 100% de cobertura de PSFs.

A Upinha da Zona Leste atende de forma estendida, de segunda à sexta-feira das 18 horas até às seis horas da manhã do dia seguinte, e das 7 da manhã às 19 horas aos sábados e domingos. O PSF do Santa Clara atende com horário estendido como Upinha das 18 horas à meia-noite de segunda a sexta-feira. E vale lembrar que ambos atendem normalmente como PSFs durante o dia.

A Farmácia Central Takeo Watanabe também está de portas abertas 24 horas para quem precisa de medicamentos, sendo necessário apresentar a receita do SUS para retirar a medicação no local. Já a UPA Sara Akemi Ichicava funciona 24 horas para atender a população de Sorriso.

Vídeo da notícia

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo