Sorriso sedia ciclo de eventos sobre fortalecimento da cadeia produtiva de Mato Grosso

O município de Sorriso recebe uma série de eventos que visam fortalecer a cadeia produtiva da região. Entre os dias 06 e 09 de novembro, a cidade será palco de atividades promovidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com o apoio da Prefeitura de Sorriso e a colaboração do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), e a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

As ações começam com a solenidade de posse de Omar Roberto da Silveira como auditor fiscal federal agropecuário, que estará à frente da Unidade Técnica Regional de Agricultura e Pecuária (Utra). Este evento, que acontece na noite de 06 de novembro, marca o início das atividades da Utra em Sorriso, concentrando esforços na estruturação administrativa e na divulgação da presença da Superintendência de Agricultura E Pecuária do Estado de Mato Grosso (SFA-MT) em locais mais próximos das pessoas físicas e jurídicas que desenvolvem atividades agropecuárias. Além disso, a busca de parcerias com instituições públicas e privadas que têm interface com o setor também é um dos focos.

O 1º Seminário para o Desenvolvimento Agropecuário de Mato Grosso, que acontece nos dias 07 e 08, trará uma série de palestras com profissionais do Mapa, abordando tópicos como procedimentos de exportação e importação de produtos agropecuários, programas de desenvolvimento rural do Mapa, Acordo Internacional de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (Acordo SPS), Convenção Internacional de Proteção Vegetal (CIPV), Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), o papel dos municípios no Suasa, o papel do adido agrícola nas exportações e importações agropecuárias brasileiras, e a prospecção, abertura e manutenção de mercados internacionais para exportação de produtos agropecuários. O evento visa atender empresas ou pessoas físicas envolvidas com aviação agrícola, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, secretários de agricultura e de meio ambiente de municípios de Mato Grosso, instituições de ensino da área de aviação agrícola e fiscais estaduais do Indea. As inscrições são limitadas e podem ser feitas neste link.

Por fim, na quinta-feira, 09 de novembro, os debates estarão centrados em um dia de campo sobre aviação agrícola, com demonstração do uso de sensor de inversão térmica para determinação de condições adequadas para aplicação aérea e terrestre de defensivos agrícolas. O diretor técnico do Centro Brasileiro de Bioaeronáutica (CBB), Marcos Vilela de Magalhães Monteiro, conduzirá as discussões.

O secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa), Marlon Zanella, destacou a importância desses eventos para a região. “A Prefeitura de Sorriso é parceira de todo evento cuja finalidade é o aumento da produção agrícola em consonância com a sustentabilidade ambiental. Trabalhamos muito para viabilizar a vinda da Utra em Sorriso por entendermos que ela contribuirá com as ações já realizadas pela Administração Municipal, beneficiando não só Sorriso, mas também os demais 50 municípios atendidos pela Unidade Técnica Regional de Agricultura e Pecuária”, afirmou.

Além de Sorriso, a área de abrangência da Utra se estende por diversos municípios do estado, promovendo o desenvolvimento agropecuário e fortalecendo a economia local. O ciclo de eventos promete trazer informações valiosas e contribuir para o crescimento da cadeia produtiva de Mato Grosso.

Confira o cronograma do 1º Seminário para o Desenvolvimento Agropecuário de Mato Grosso:

Dia 06 (segunda-feira)

Local: Faculdade Atenas

19h – Cerimônia de posse: Omar Roberto da Silveira

Dia 07 (terça-feira)

Local: Faculdade Atenas

8h – Cerimônia de abertura

9h – Abertura do 1º Seminário para o Desenvolvimento Agropecuário de Mato Grosso

9h às 12h – Palestra: Procedimento de exportação e importação de produtos agropecuários

12h às 14h – Intervalo para almoço

14h às 18h – Palestra: Programas de Desenvolvimento Rural do Mapa

Dia 08 (quarta-feira)

Local: Faculdade Atenas

8h às 12h – Palestras:

  • Acordo Internacional de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (Acordo SPS)
  • Convenção Internacional de Proteção Vegetal (CIPV)
  • O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA)
  • O papel dos municípios no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuário (SUASA)

12h às 14h – Intervalo para almoço

14h às 16h – Palestras:

  • O papel do adido agrícola nas exportações e importações agropecuárias brasileiras
  • Prospecção, abertura e manutenção de mercados internacionais para exportação de produtos agropecuários

Dia 09 (quinta-feira) – Dia de Campo Aviação Agrícola

Local: Agrifor Aviação Formehl – Km 749 da BR-163 (próximo ao Aeroporto Regional Adolino Bedin)

8h às 18h

Veja também

CMN ajusta normas do Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar

Prefeitura de Sorriso investe mais de R$ 1.3 milhão em equipamentos para pequenos produtores

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital

Sindicato Rural de Sorriso convoca produtores para Assembleia Geral e Extraordinária

Governo Federal vai renovar emergência zoossanitária para gripe aviária

IFMT Sorriso tem inscrições abertas para dois cursos profissionalizantes para o campo