Sorriso: tema da Semana da Pessoa com Deficiência é derrubar barreiras

Sobre o tema, o programa A Voz do Povo ouviu na manhã desta quarta-feira (24), a Diretora da Escola Especial Sorriso Esperança do Amanhã, Giovana Bortega, a Fisioterapeuta da instituição Belízia Souza e a estudante Giorgina Tatiana.

A semana visa superar barreiras para incluir a inclusão, que ainda é difícil por vários fatores, como lembrou a Diretora da APAE, Giovana Bortega.

Segundo ela, a inclusão caminha, mas a passos lentos no país. “Nós temos seis eixos: urbanísticas, arquitetônicas, de transporte, comunicação e informação, tecnológicas e a principal, atitudinais, que infelizmente ainda existe por causa dos preconceitos. Vivemos no século XXI e ainda existe uma barreira muito grande. Aqui em Sorriso somos agraciados, porque a cidade está sendo organizada”, explicou Giovana.

A fisioterapeuta Belízia Souza destacou a importância do trabalho da APAE, através da Escola Especial Sorriso Esperança do Amanhã para que as pessoas com necessidades especiais em Sorriso tenham melhorias na qualidade de vida. “Trabalhamos sempre a superação das barreiras. Nós trabalhamos para que o aluno possa movimentar sua cadeira de rodas, para que possa ir ao mercado, ir ao banco, trabalhar. Esse é o objetivo da inclusão”, afirmou.

A aluna da escola Giorgina Tatiane também participou da entrevista, destacando a felicidade em poder hoje estar inserida no mercado de trabalho. Indagada sobre seu maior sonho ela disse: “que não haja mais discriminação contra quem tem deficiência”.

Confira a íntegra da entrevista no vídeo abaixo.

Vídeo da notícia

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade